segunda-feira, 30 de março de 2009

De Água e Óleo - p1

Em reflexão sobre o visível, o mundo e o ser, poucos são aqueles que desde o ínicio entrelaçam suas investigações com os modos de se ver uma pintura, e de ser levado por ela.

obra: "De Água e Óleo" p1
óleo s/ tela

100 x 120 cm
março de 2008
Marcomini

De Água e Óleo - p2


obra: "De Água e Óleo" - tríptico p2
óleo s/ tela
100 x 120 cm
março de 2008
Marcomini

De Água e Óleo - p3

Se em meu trabalho passo a isolar um dado perceptível, como por exemplo tratar a construção da luminosidade como um dado sensível sem que haja uma impressão de figura sobre um fundo, torno-o inconcebível, e ativá-lo exige no mínimo a experiência mental de percebê-la e isso a tornará qualquer coisa,ou NADA.
obra: "De Água e Óleo" - tríptico p3
óleo s/ tela
100 x 120 cm
março de 2008
Marcomini

De Água e Óleo



Uma obra de ARTE - antes de se materializar em um quadro, um livro, um filme... - é uma ideia. E ideias não obedecem a fronteiras, ou seja, não obedecem a um único formato ao linguagem.

Este trabalho, em seu processo de criação, valeu-se da ideia de tornar visível por meio pictórico o que há de sensível. O que quero dizer é que seja sensível não tão somente a percepção visual, mas sim o sensível desencadeador da multiplicidade de dados sensoriais.

Esse caminho de uma pesquisa em arte, concretiza uma obra, concretiza De Água e Óleo, que em sua essência se engendra além de uma pintura e pressupõem uma liberdade de olhar, de perceber, uma liberdade de mão-dupla: tanto minha como criador (que toma novas proporções e possibilidades na medida em que as construo, mantendo sempre o foco), como de quem vê, para tentar apreender a obra em sua plenitude de significados, superando quaisquer rótulos e categorias preestabelecidas.

obra: "De Água e Óleo" - tríptico
óleo s/ tela
100 x 120 cm (cada tela)
360 x 100 cm - dimensão total.
março de 2008
Marcomini