segunda-feira, 16 de março de 2009

O cabo da foice.

Maior parte do meu tempo, vivo no trabalho. E de fato, vivo mesmo, hora to de bem, hora mordo os dentes, do risada, fico nervoso, tenho direito em ficar, assim como os dois cães quem vivem lá ficam quando eu os provoco. E algo me fez pensar por demais:

Encontrei um erro num trabalho (de comunicação visual) institucional, do qual eu criei, e só o encontrei em sua última fase antes de ser entregue aos solicitantes.

Aquilo me engasgou de tal forma, que suava frio, doía na boca do estômago, calafrio me subia pelas pernas, fiquei pálido feito freira... frio como um peixe e com olhos saltados de um também.

Eu poderia evitar esse erro, assumindo, pondo minha cabeça a prêmio, evitando antes de ser entregue e arcando com o prejuízo... sim o [pré] juízo! (final)

Muitos compram meu serviço, o direito desses quem compram, é ter seu trabalho bem feito.

Eu errei, me calei, apostei no nada que alguém veria esse erro, deixei que as águas desse março o levasse. Mas o que senti quando me forcei a calar, foi a primeira experiência no auge dos meus vinte e poucos anos; calar-me quando seria a o primeiro a gritar.

Um médico, não tem o direito de errar. Um piloto de aeronave, também não tem esse direito. Erros deles, podem roubar o direito de vida de outros tantos. Motoristas se erram, roubam muitas das vezes outros direitos. Na verdade, ninguém pode errar, o mundo cobra isso o tempo todo de todo mundo, que não errem.

Mas não sou médico, nem piloto. Eu conceituo no meu erro, o torno acerto mesmo ele tendo nascido d`um suposto erro, eu o mudo, e ele fica mudo. Eu vou mais fundo nele, o escondo, ou evidêncio ainda mais. E ele aparece, desaparece... eu faço indagar, questiono e convido os de fora a questionar se o que é o erro, o que é errado, o exponho como arrependimento, o valorizo, ponho-o invisivél.

Meu mundo é mais leve, meu erro na profissão não é erro, talvez não seja acerto. Lembre-se que estou dissertanto sobre meu trabalho.

Sou artista plástico, sou cigano... eu engano.


Seria mais fácil ter trocado o MC pelo certo CH antes do .com.